Auto-Avaliação

Avaliação Institucional – O QUE É ?

Avaliação Institucional é o instrumento central do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) instituído pela Lei nº 10.861 de abril de 2004.

      Na forma como foi concebida, os objetivos da avaliação são:

  •   Conhecer as fortalezas e fraquezas da Instituição
  •   Adequar o seu trabalho de acordo com as demandas
  •   Identificar o envolvimento e o comprometimento de docentes, discentes e corpo técnico administrativo.

O processo avaliativo possui caráter formativo, visando o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Dessa forma, conta com a participação efetiva de todo o público envolvido. 

      Este processo é, fundamentalmente, composto pela avaliação externa e pela interna, que fica sob a      responsabilidade da CPA.

       A avaliação interna ou auto-avaliação tem como objetivos:

  •   Produzir conhecimento abrangente em relação às atividades desenvolvidas e às finalidades da IES
  •   Identificar as causalidades de possíveis problemas, possibilidades e potencialidades.
  •   Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-    administrativo

De acordo com o novo instrumento de Avaliação Institucional Externa  do SINAES publicado no DOU de 4 de fevereiro de 2014, as dez dimensões referenciadas no marco legal do SINAES  foram agrupadas em cinco eixos, assim dispostos:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional ( contempla a dimensão Planejamento e Avaliação)
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional ( contempla as dimensões: Planejamento Institucional e Responsabilidade Social)
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas ( Contempla as dimensões:Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação Externa e Interna e Atendimento ao Discente)
  • Eixo 4: Políticas de Gestão: ( Contempla as dimensões: Gestão de Pessoas,Gestão Financeira e Administração Acadêmica)
  • Eixo 5: Infra-estrutura ( Contempla a dimensão de Infraestrutura)

A FASE/FMP trata a avaliação como um processo contínuo, de auto-regulação, de caráter educativo e capaz de retroalimentar o planejamento institucional, motivada por uma atitude de busca crítica, construtiva e transformadora.

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