O Processo de Avaliação

Em 2014, a CPA completou dez anos de atividades. Mais amadurecida e ciente de sua responsabilidade, aponta que a Avaliação Institucional deixou de ser um programa a ser cumprido para se tornar um mecanismo de Gestão, servindo de referenciais para os processos de desenvolvimento da FMP/FASE. 

Na Avaliação Interna, com o objetivo de acompanhar os diferentes aspectos das atividades acadêmicas, são utilizadas, periodicamente, as seguintes estratégias avaliativas:
  • Aplicação de questionário de avaliação para docentes e discentes.
  • Aplicação de questionário de avaliação para colaboradores técnico-administrativos.
  • Café com a CPA com os colaboradores técnico-administrativos.
  • Avaliação dos processos de trabalho internos da CPA e Grupos de Trabalho responsáveis pelas dimensões.
  • Procedimentos específicos de cada dimensão.
O resultado da aplicação de Instrumento de Avaliação Institucional, realizada através de questionário, aplicado a professores e estudantes e ao corpo técnico administrativo, se constitui como diagnóstico da instituição e também como suporte de dados para avaliação dos 05 (cinco) eixos do Relatório da CPA a ser encaminhado ao MEC todo ano.

Em relação ao instrumento de avaliação aplicado aos professores e alunos, podemos destacar, que a partir de análise realizada, em que se identificou uma tendência de diminuição do número de respondentes, e a necessidade de se obter através dele, uma evolução no processo avaliativo, o NUPED - Núcleo Pedagógico, propôs à CPA uma revisão no questionário. 

Uma das hipóteses levantadas para justificar a tendência de diminuição dos respondentes, foi o número excessivo de questões. O novo questionário, portanto, deveria ser reduzido, sem contudo, perder sua capacidade de avaliar não apenas a Instituição em todos os seus aspectos, mas também, os próprios respondentes. Outros fatores também colaboraram na decisão de revisão do questionário, como: as atualizações dos PPC(s) dos Cursos de Graduação da IES, as novas exigências das Diretrizes Curriculares e os Requisitos Legais. O novo questionário começou ao final de 2014, a ser construído pelo NUPED junto à Coordenação Geral de Ensino e com as coordenações de curso, no Fórum de Coordenadores, através de uma série de discussões com a finalidade de conhecer quais eram as demandas que os Coordenadores de Curso tinham relação para um novo instrumento, que seguem descritas no quadro abaixo:
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