Programação‎ > ‎

Corpo - Anatomia, arte e tecnologia

 

Exposição
“CORPO - ANATOMIA, ARTE e TECNOLOGIA”

A mostra é voltada para aqueles que têm curiosidade de saber como é o corpo humano e seu funcionamento, em especial os estudantes de ensino médio, fundamental e professores, já que uma das finalidades da exposição é educar e entreter a sociedade.
 

A exposição será dividida em 06 seções, com crca de 30 peças:
- Sistema reprodutor;
- Sistema Digestório;
- Sistema Circulatório, Cardíaco e Nervoso;
- Sistema Locomotor;
- Diagnósticos;
- Sentidos e Tecnologia;

A exposição terá como base peças do corpo humana trabalhadas pelo anatômico da FMP/FASE (Faculdade de Medicina de Petrópolis / Faculdade Arthur de Sá Earp), fotografias, ilustrações, vídeos entre outros objetos.
 
Um conhecimento que se julga inacessível, na realidade pode ser oferecido de maneira muito acessível, didática , interessante e real”, comentar Marco Aurélio Passos, professor de anatomia e coordenador da Mostra.
 
A exposição é o primeiro passo que visa à construção de um Museu de Anatomia, fixo e único na região, a partir de um projeto aprovado em 2009 pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio – FAPERJ. O intuito é que a segunda parte do projeto seja financiada pelo BNDES. A abertura da exposição é agosto de 2010 com entrada gratuita.
Protótipos realizados pelo designer e pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia Jorge Lopes integrarão uma das seções da exposição, destinada aos Sentidos e Tecnologias. Protótipos permitem que mães e pais (em especial deficientes visuais) possam não só ver, como também tocar e sentir modelos de tamanho real de seus bebês que ainda nem nasceram.
O designer carioca desenvolveu o projeto, que alia exames de ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada. Depois, as imagens captadas são transformadas em modelos matemáticos e, no último passo, viram modelos 3D com a chamada prototipagem rápida, que é a tecnologia para impressão tridimensional.
ċ
Usuário desconhecido,
19 de jul. de 2010 09:16
Comments