Já aconteceu...‎ > ‎Em 2009‎ > ‎

Exibição de Filmes Científicos

A Mostra de Filmes Científicos é parte integrante da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em Petrópolis, na FASE e em diversas outras instituições de Petrópolis.
 
Para outras informações, acesse o site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
Evento aberto para o público em geral, gratuíto e sem necessidade de inscrição.

CIÊNCIAS PARA A SAÚDE I

postado em 15 de out. de 2009 12:13 por Ricardo Bragança Pinheiro Tammela   [ 15 de out. de 2009 12:16 atualizado‎(s)‎ ]

19 de outubro de 2009
1ª sessão: 15 horas
2ª sessão: 15h30min
Auditório do Centro Cultural da FASE / FMP - Casa Hercílio Esteves
 
Sinopse:
 
AEDES AEGYPTI E AEDES ALBOPICTUS - UMA AMEAÇA NOS TRÓPICOS
SPTI - Fiocruz     2009  
O documentário sobre os transmissores da dengue é composto de imagens reais e virtuais dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, mostrando os continentes de origem, a sua dispersão pelo mundo, as suas características morfológicas, os seus hábitos alimentares, os seus mecanismos de alimentação, a sua reprodução e o ambiente onde vivem. O programa é didático e a narração facilita o entendimento dos conteúdos; a trilha sonora é composta de instrumentos de percussão a partir de materiais jogados no lixo, como latas, tubos etc.

CIRURGIAS MICROINVASIVAS
Espaço Aberto C&T – Globo News  2009  
Até recentemente, a imagem de um paciente saindo de uma cirurgia era a de alguém com uma grande cicatriz e uma longa recuperação pela frente. Hoje, o cirurgião introduz instrumentos através de pequenos cortes na pele, sem causar lesões, cortando ou separando tudo o que está no caminho. Poucas horas depois, o paciente já está de pé. Este tipo de cirurgia endoscópica já está sendo feita no Brasil em inúmeros casos, como o de hérnias de disco. Nos EUA, os robôs são frequentemente utilizados nessas intervenções. Pequenas incisões e braços mecânicos manipulados à distância são
os elementos de diversos tipos de cirurgias minimamente invasivas, capazes de substituir com vantagem intervenções em caso de doenças cardíacas, contra a obesidade e até no tratamento do câncer de próstata. Em São Paulo, o programa acompanha uma operação para tratar tumores no útero. A técnica conhecida como radiologia intervencionista é uma esperança para mulheres de todo mundo.

CIÊNCIAS PARA A SAÚDE II

postado em 15 de out. de 2009 12:05 por Ricardo Bragança Pinheiro Tammela   [ 15 de out. de 2009 12:11 atualizado‎(s)‎ ]

20 de outubro de 2009
1ª sessão: 15 horas
2ª sessão: 17h30min
Auditório do Centro Educacional da FASE / FMP - Casa Hercílio Esteves
 
Sinopse:
 
CORAÇÃO FISICO DE OSTWALD
Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE)  1942  
O episódio exibe uma gota de mercúrio puro e mostra que, na presença de uma solução fraca de ácido sulfúrico e bicromato de potássio, ela pulsa se for tocada por uma agulha de aço. O filme faz uma interessante demonstração de curiosos efeitos eletro-químicos. Este filme foi recuperado e digitalizado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 pela Cinemateca Brasileira
 
O TRABALHO DO NEUROCIENTISTA MIGUEL NICOLÉLIS  -  PARTE 1
Série Espaço Aberto C&T – Globo News  2009 
O programa focaliza o médico paulista Miguel Nicolélis, um dos maiores nomes na área da neurociência. Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos, é considerado  forte candidato a trazer um Prêmio Nobel para o Brasil. Entre suas pesquisas na área, uma nova cirurgia, a ser realizada em janeiro próximo, que implantará um chip no cérebro para atenuar os tremores e a imobilidade provocada pelo mal de Parkinson. Ao mesmo tempo, vai ajudar a mapear o cérebro para ser desenvolvida a neuroprótese, que permitirá a um tetraplégico caminhar.
 
MIOCARDIO EM CULTURA
Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE)  1942
Neste documentário, são focalizadas as pesquisas biofísicas realizadas pelo médico, cientista, ensaísta e diplomata Carlos Chagas Filho. Destaca-se também um estudo sobre potências elétricas do miocárdio embrionário da galinha.
Este filme foi recuperado e digitalizado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 pela Cinemateca Brasileira

O TRABALHO DO NEUROCIENTISTA MIGUEL NICOLÉLIS - PARTE 2
Espaço Aberto C&T – Globo News  2009
O Instituto Internacional de Neurociência de Natal, idealizado por Miguel Nicolélis,  tornou o Rio Grande do Norte referência em pesquisa biomédica e desenvolve também um trabalho social inovador em educação de ciências para crianças e assistência de saúde materna. Em Macaíba, no mesmo estado, onde um terço dos habitantes são analfabetos e 40% das crianças são classificadas como indigentes pelo IBGE, Nicolélis  criou um centro de pesquisas e uma escola regular e está desenvolvendo um centro esportivo. A idéia de neurocientista é mostrar que é possível produzir ciência de alto nível fora do eixo Rio-São Paulo e, com isso, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte.

TECNOLOGIA NO BRASIL: SABER, FAZER, USAR

postado em 15 de out. de 2009 11:56 por Ricardo Bragança Pinheiro Tammela   [ 15 de out. de 2009 12:12 atualizado‎(s)‎ ]

21 de outubro de 2009
1ª sessão: 15 horas
2ª sessão: 17 horas
Auditório do Centro Cultural FASE / FMP - Casa Hercílio Esteves
 
Sinopse:
 
O ENSINO INDUSTRIAL NO BRASIL
Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE)  1945
O filme destaca as primeiras escolas técnicas existentes no Brasil, abordando aspectos como organização, oficinas e funcionamento. Traça um panorama do ensino industrial no país em 1947. Entre outras imagens, mostra o prédio da Escola Técnica de Vitória (ES) e a fachada e o interior da Escola Técnica Nacional, com a movimentação de movimento de alunos e professores. Focaliza o pátio, onde acontece a aula de educação física para moças e rapazes; a cozinha, o refeitório; as salas e as oficinas. Mostra também as aulas de desenho, química, serralheria, marcenaria, corte e costura, artes gráficas e eletrotécnica.
Este filme foi recuperado e digitalizado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 pela Cinemateca Brasileira

O BOM JEITINHO BRASILEIRO: JOSE FERREIRA DE PARATY
Canal Futura - Filmes do Serro     2009   
O episódio retrata o pernambucano José Ferreira, criador do Projeto Sustentabilidade
e Qualidade de Vida na serra da Bocaina, RJ. Pioneiro, projetou e construiu sozinho todo o sítio (residência, moinho, casa de farinha, etc), contando apenas com o apoio dos  familiares. São eles também que produzem seus próprios alimentos e remédios. O sítio recebe visitas semanais de grupos de turistas interessados em conhecer aquela experiência de vida. A meta, agora, é transformar a sua propriedade em uma Escola Prática de Sistemas Agroflorestais.

TV É CIENCIA: CIRCUITO DO CONHECIMENTO
Video & Arte Produtora - TVE do Espírito Santo        2009
Programa semanal de difusão e divulgação científica e tecnológica, que utiliza as técnicas e linguagens do telejornalismo científico para a popularização da ciência e formação da cidadania. Neste episódio, são apresentados os principais espaços não formais de educação e de divulgação científica da capital do Espírito Santo - o "Circuito do Conhecimento", formado pelas Escolas de Ciências Biológica e História e Física, Praça da Ciência e Planetário de Vitória.

LIXO TECNOLÓGICO
Globo Ecologia - Canal Futura   2009  
O Brasil já tem quase 155 milhões de celulares ativos e 37 milhões de computadores portáteis, produtos que são trocados com frequência, graças à inovação constante do setor. O resultado é o crescimento do lixo tecnológico, que no mundo hoje já representa 5% do total de resíduos produzidos. O programa destaca a importância da destinação segura do lixo eletrônico e as iniciativas de resgate desses equipamentos, com o reaproveitamento dos componentes, através de uma cadeia chamada logística reversa. Mostra o exemplo da maior recicladora de metais do mundo, com unidades na Suécia e na Bélgica, que retira da sucata eletrônica 17 tipos de metais nobres e pesados.
O professor Paulo Roberto Leite, presidente do Conselho de Logística Reversa do Brasil fala sobre o tratamento de resíduos tecnológicos e sobre a necessidade de regulamentação do setor.

POR DENTRO DA CASA SOLAR
Núcleo de TV - IME       2007  
O programa aborda o conceito de energia, as diversas formas e variações e a necessidade de renovação de suas fontes. O professor Hamilton Moss de Souza faz um passeio por dentro de uma casa solar eficiente, mostrando a independência do sistema elétrico, utilizando assim, da melhor forma possível, a energia solar.

PARA CONHECER NOSSA NATUREZA

postado em 15 de out. de 2009 11:47 por Ricardo Bragança Pinheiro Tammela   [ 15 de out. de 2009 11:54 atualizado‎(s)‎ ]

22 de outubro de 2009
15 horas
Auditório do Centro Cultural FASE / FMP - Casa Hercílio Esteves
 
Sinopse:
 
VICTORIA RÉGIA
Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE)  1937
O documentário aborda a Zona da Vitória Régia na América do Sul. Exibe detalhes da anatomia, fecundação e cultura desta curiosa planta originária das bacias do Amazonas e do Uruguai, incluindo ainda a eclosão do botão que ocorre ao anoitecer.
Este filme foi recuperado e digitalizado para a Semana Nacional de Ciència
e Tecnologia 2009 pela Cinemateca Brasileira

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA
INPA / Globo Universidade - TV Globo   2009
A Floresta Amazônica e as pesquisas que se dedicam à sua biodiversidade constituem
o tema do programa. A equipe viajou até Manaus, capital do Amazonas, para ver de perto as descobertas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia sobre
o ecossistema regional. A apresentadora Bianca Rothier esteve na Reserva Ducke, onde mostra as pesquisas sobre o papel dos fungos na reciclagem de carbono, um guia virtual de anfíbios e o monitoramento de primatas. Já o repórter André Curvello encarou uma expedição pelo Lago Januari, onde foram coletados dados que ajudam a revelar como as aves aquáticas da região se organizam espacialmente de acordo com as necessidades
e preferências de cada espécie.
 
O AQUECIMENTO GLOBAL E O FUTURO DA AGRICULTURA NO BRASIL
Globo Ecologia - Canal Futura   2009
Pesquisa realizada pela Embrapa Informática Agropecuária indica que a geografia da produção agrícola brasileira pode mudar, caso nenhuma intervenção seja feita para amenizar os efeitos do aquecimento global. Café longe do Sudeste; Cana no sul do país e mandioca fora do Semi-árido. No primeiro bloco, o programa pergunta o que poderá acontecer com a nossa agricultura. No segundo, o exemplo do café arábica, a variedade que mais sofrerá mudanças geográficas. A região Sudeste, a maior produtora de café do Brasil, pode não mais produzir e essa cultura migrar para o sul do país. A equipe desvenda as formas de mitigação usadas para evitar que isso aconteça e como a agricultura pode se transformar numa atividade com condições de limpar a atmosfera.

INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
Globo Universidade - TV Globo   2009 
O foco é o Jardim Botânico, um dos mais representativos marcos históricos e turísticos do Rio de Janeiro. Criado em 1808 por D. João VI, o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico tinha como função inicial aclimatar especiarias vindas das Índias Orientais. Desde 2001, o local abriga a Escola Nacional de Botânica Tropical, que oferece cursos de mestrado e doutorado. Nesta edição, o repórter André Curvello acompanhou uma expedição científica pela Mata Atlântica, em Petrópolis, região serrana do Rio, para localizar a Worsleya rayneri, conhecida como Imperatriz do Brasil, uma planta restrita desta localidade e que está ameaçada de extinção. A repórter Bianca Rothier focalizou o desenvolvimento de pesquisas com algas e plantas tropicais dentro do Jardim Botânico

GURUPI, DESAPARECIMENTO DE UMA FLORESTA
Expedições - RW Cine   2009    
O que está acontecendo com as terras da Amazônia ocidental, no limite do Maranhão com o Pará? O que provoca a destruição das matas nativas amazônicas? Em destaque,
a triste história da reserva biológica do Gurupi, a última floresta amazônica do Maranhão, que está desaparecendo do mapa. Em 1989, as câmeras de “Expedições” registraram a primeira operação do IBAMA na Rebio Gurupi. Agora, quase 20 anos depois, o programa destaca a nova operação, envolvendo helicópteros, carros, Polícia Rodoviária e Força Nacional, para combater madeireiras ilegais e grilagem, nessa mesma região. Por que as ações ilegais continuam acontecendo? Por que as multas aplicadas não pagas? Quem lucra com o desmatamento da Amazonia?

DARWIN: 150 ANOS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

postado em 15 de out. de 2009 11:36 por Ricardo Bragança Pinheiro Tammela   [ 15 de out. de 2009 11:55 atualizado‎(s)‎ ]

Dia 23 de outubro de 2009
15 horas
Auditório do Centro Cultural FASE / FMP - Casa Hercílio Esteves
 
DARWIN E A ARVORE DA VIDA (Darwin and the Tree of Life)

A Terra é o único planeta que sustenta a vida, e ela faz isso de forma abundante. 
Ao longo dos anos, Sir David Atenborough, o mais famoso apresentador da TV britânica, percorreu os lugares mais remotos e extraordinários para filmar animais
e plantas, encontrando uma incrível variedade. As estimativas do número de espécies diferentes variam de 6 milhões a 100 milhões. Há vida por todos os cantos. São quase 200 tipos diferentes de macacos, por exemplo. E 315 tipos de beija-flor, quase 1000
de morcegos. Além disso, há 250 mil tipos de flores e plantas. Como podemos entender essa diversidade de organismos vivos? Em 1809, nasceu um homem que explicou tudo isso e revolucionou nossa percepção do mundo.  O nome dele era Charles Darwin.

1-5 of 5