Já aconteceu...‎ > ‎Em 2009‎ > ‎

Nos 60 anos do Estatuto dos Direitos do Homem

PROMOÇÃO:

Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL
Faculdade Arthur Sá Earp Neto/FASE
Faculdade de Medicina de Petrópolis/FMP
Universidade Candido Mendes/UCAM
Associação de Amigos do Dr Alceu/AADA

DIA 06 DE AGOSTO – QUINTA- FEIRA

19 hs – Projeção do filme “Abaixando a máquina : ética e dor no fotojornalismo” dos diretores Guillermo Planel e Renato de Paula.

Sinopse: O premiado documentário foi apresentado no Festival do Rio, no Festival de Cinema de Direitos Humanos na Argentina e em diversos Festivais de Cinema no Brasil, é uma reflexão sobre a rotina dos repórteres fotográficos no Rio, com destaque para as dificuldades da cobertura de uma guerra na favela.
Diretor: Guillermo Planel – Tempo de duração: 66 min
Debatedor: Guillermo Planel - cineasta
Mediadora: Mônica Winter - jornalista

DIA 13 DE AGOSTO – QUINTA- FEIRA

19hs – Projeção do filme “Assim me diz a Bíblia”

Sinopse : Homossexuais são bem-vindos no reino de Deus? Durante séculos, a Bíblia foi usada para justificar discriminação, repressão, injustiça - a subserviência da mulher, a escravidão, a segregação. E esta tradição continua nos dias de hoje, só mudou o alvo. Por meio de cinco retratos íntimos de famílias cristãs com um membro gay ou lésbico, o documentário mostra a maneira como religiosos conservadores tentam convencer sistematicamente os fiéis a acreditarem que a Bíblia proíbe o homossexualismo.

Direção: Daniel G. Karslake - Roteiro: Daniel G. Karslake, Helen R. Mendoza
Origem: Estados Unidos – Legendado – Tempo de Duração: 95 minutos
Debatedor: Pe. Luis Corrêa - teólogo
Mediadora: Maria Helena Arrochellas - teóloga

DIA 20 DE AGOSTO – QUINTA- FEIRA
19 hs – Projeção do filme ”Nas terras do bem-virá”
Sinopse: Um modelo de desenvolvimento criado nos anos 70, surge no auge da ditadura militar, que dá ênfase nos grandes projetos e estradas atravessando a Amazônia. Isso provoca uma aceleração do processo de migração e tem como consequência conflitos armados, devastação da floresta, casos de trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos como o dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e da
missionária americana Dorothy Stang.
Diretor: Alexandre Rampazzo - Tempo de duração : 110 minutos
Debatedor Ivo Lesbaupin – sociólogo – ISER Assessoria
Mediadora: Maria Helena Arrochellas - teóloga

DIA 27 DE AGOSTO – QUINTA- FEIRA

19 hs - Projeção do filme “As meninas” de Sandra Werneck

Sinopse: Evelin, 13, está grávida de um jovem de 22, que deixou o tráfico de drogas recentemente. Luana, 15, planejou sua gravidez, pois queria ter um filho só para ela. Edilene, 14, espera um filho de Alex, que também engravidou sua vizinha Joice. O documentário acompanha o cotidiano das 3 meninas durante 1 ano, para que elas nos guiem pelos sentimentos e pensamentos de alguém que está pulando boa parte da infância porque carrega no ventre outra criança.

Diretora: Sandra Werneck; Tempo de duração: 71 minutos.
Debatedor: Pedro Paulo de Azevedo - psiquiatra ; Ana Lúcia Teixeira Pinto, médica obstetra, diretora do Hospital Escola Alcides Carneiro, em Petrópolis, RJ.
Mediadora:Marilda Varejão - jornalista
Comments